quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Natureza humana?

Somos muito mais feitos de comportamentos reprováveis do que de atitudes aceitáveis. Somos muito mais feitos de estupidez do que de sabedoria. É evidente, que nestas duas características, somos altamente defeituosos, mas neste caso, defeito não é antónimo de virtude.

Toda a gente mais dia, menos dia terápelo menos uma vez, uma atitude irreflectida, estúpida. Estranho é que apesar de ser algo inevitável, cada um de nós aponta o dedo, critica, diminui, inferioriza, ridiculariza alguém, por algo que disse ou fez e que não é socialmente aceite.


A questão não está em ver quem tem e não tem defeitos, está em escondê-los! Toda a gente os possui, mas a diferença entre o virtuoso e o desgraçado está na (in)capacidade de esconder o que poderá envergonhar.


Os seres humanos são tão estranhos e mesquinhos, que mesmo sabendo que também terão os seus telhados de vidro, são implacáveis com quem erra, em vez de compreensivos.

Os entendidos dizem que tentamos sempre encontrar nos outros os defeitos que não queremos ver identificados e reconhecidos em nós!...

Nenhum comentário: