sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Fraude?

Eu decidi há muito que havendo tantas instituições a pedir donativos (para além dos "arrumadores" de carros, dos rapazes que precisam de 50 cêntimos para completar o bilhete de comboio, das meninas que na rua "angariam" ajudas financeiras para as crianças internadas nos hospitais), e ainda bem. Não querendo discriminar ninguém não abro qualquer excepção e assim não fico com peso na consciência.

É que apesar dos meus isntintos solidários, de saber que a verdadeira solidariedade é a que resulta da partilha do pouco que se tem e não do que nos sobra, a vida está muito difícil e infelizmente eu não faço parte daquele restrito grupo de milhares de portugueses que faz mini-férias no "Allgarve" ou no estrangeiro cada vez que há uma "ponte", que vais aos concertos no Pavilhão Atlântico pelo menos uma vez por mês, que está de pedra e cal no Rock in Rio ou no Super Bock Super Rock, que troca de carro a cada quatro anos, que janta fora todas as semanas, que não faz downloads de músicas da Internet e compra sempre o CD original...

Este fim-de-semana fiquei surpreendido ao ver o presidente do FCP, Pinto da Costa a abrilhantar com a sua presença, um jantar oferecido por uma instituição de solidariedade social aos sem-abrigo do Porto. Qual não foi o meu espanto quando reparo que também estava lá o "Emplastro", essa grande figura televisiva a regalar-se com um grande prato de bacalhau com couves e ovo cozido! Então este cromo que tem dinheiro para colocar uma dentadura completa nova, ir a tudo quanto é jogo de futebol, até quando o "Porto" joga em Lisboa, é dado como sem-abrigo?

Alguma coisa está mal: ou ele não declara a totalidade dos rendimentos no IRS ou então a tal associação não se certifica da condição social de quem recebe para jantar na Consoada!

Nenhum comentário: