quarta-feira, 28 de maio de 2008

Pergunta do dia

Há alguém que me explique como se eu fosse muito burro, porque têm agora os cheques data de validade? Falo na validade em termos de caducidade de utilização e não de cobrança. É que há tempos o banco contactou-me dizendo que a última carteira de cheques que recebi estaria fora de prazo (hã?) e caso quisesse dispor dessa forma de pagamento teria de encomendar nova...

P.S. Não se aceitam respostas sérias, principalmente retiradas da Wikipédia, compêndios e afins.

5 comentários:

Anônimo disse...

Porque agora o dinheiro e até o salário tem prazo de validade, geralmente só dura 15 dias depois do fim do mês.

Anônimo disse...

têm prazo de validade para incitar as pessoas a gastarem, mais e mais rapido.
A utilização do cheque é uma forma, pacifica, de se fazerem verdadeiros assaltos à sociedade de consumo. Nem só com armas se fazem bandidos. Naquele caso só se precisa de mais uma caneta. Tinha alguma piada se, empunhando um cheque para pagamento de uma qualquer bujiganga numa numa qualquer loja, o seu dono levantasse as mãos e dissesse: leve tudo, mas por favor, não me entregue o cheque!

Anônimo disse...

Vem na Lei Uniforme sobre o Cheque, de 1931, que vigora em quase todo o mundo e foi recedida em Portugal por Decreto de 1934.
O cheque é pagável à vista (art. 28), deve ser apresetado a apagamento no prazo de 8 dias (art. 29), mas o Banco pode pagá-lo mesmo depois desse prazo (art. 32-II). Pode ser revogado por quem o passou, mas a revogação só opera passados aqueles 8 dias (art. 32-I). Prescreve no prazo de 6 meses (art. 52). É assim há mais de 70 anos.

Anônimo disse...

Obrigado. Todas as limitaçoes de tempo, além daquelas, são ilegais.

Anônimo disse...

ei! o autor do blog avisou que as respostas não deviam ser sérias....