segunda-feira, 17 de março de 2008

Pecados mortais

Fiquei a saber que Portugal tem pelo menos quatro pessoas que vão direitinhas para o Inferno. Fazem parte de um grupo internacional muito restrito. Os seus nomes foram divulgados pela revista "Forbes", pelas televisões e jornais nacionais com pompa e circunstância. No topo está esse grandessíssimo pecador chamado Américo Amorim, um irrecuperável tresmalhado com uma fortuna de mais de mil milhões de Euros!

Para a Igreja Católica (instituição de remediados recursos económicos onde se cultiva o voto de pobreza, principalmente na sede, o Vaticano), a riqueza exagerada é um novo pecado mortal mas, o que é verdadeiramente pecaminoso é o que o Sr. Amorim afirma fazer com o seu rico dinheirinho e que é... nada! Então aceita-se que o homem mais rico de Portugal diga sem qualquer constrangimento, que almoça por 12€ e conduza um carro usado entre outras coisas banais? Que vergonha deve ser para os multimilionários do mundo inteiro! Há que dignificar o nosso lado esbanjador e perdulário. De que vale ser multimilionário se não se é excêntrico? A não ser que a excentricidade esteja na escolha da normalidade.
É cruel não podermos imaginá-lo a comer pelo menos por 120€ (só as entradas), nem a andar num exclusivo descapotável amarelo a 250km/h enquanto se dirige para o aeroporto onde o espera o seu jacto privado para o levar até Nova Iorque para almoçar e ver uma exposição de pintura ou um jogo de basquetebol!

Deveria haver uma lei que obrigasse pessoas assim tão ricas e que não desfruta do que tem, a pagar tudo a toda a gente cada vez que entrasse em locais públicos: no futebol, pagar o bilhete a todos os adeptos, no restaurante, no cinema, os bilhetes e os baldes de pipocas aos cinéfilos de todas as salas... Eu gostaria de "apanhá-lo" quando fosse ao dentista: mudava e endireitava já toda esta cremalheira chumbada e cariada, o que evitaria ter de ir penosamente à TVI dizer a Portugal e ao mundo, "Dr. preciso de ajuda".

2 comentários:

Anônimo disse...

Se, cada um desses 4 fosse ao Vaticano buscar um padre para assessor teriam esses problemas resolvidos com permanente absolvição.

Anônimo disse...

Por acaso de pecados estou livre :-)
À uns anos, quando este novo Papa tomou posse ele fez uma concentração na Alemanha acho eu e juntamente com os jovens fez uma limpeza geral :-) Quem rezasse ao mesmo tempo que eles, os pecados seriam limpos da pessoa. Pois eu aproveitei logo, já me começava a sentir um pouco inchado com tanto pecado, parece que não mas já eram mais de vinte anos a carrega-los. Assim agora só ando a acumular à uns 2 ou 3 anos penso eu e por isso não me preocupa estes novos pecados :-)