terça-feira, 4 de dezembro de 2007

(In)certeza e (in)segurança

Recebi um email curioso dizendo para ter cuidado com os ucranianos que costumam estar a tocar violino nos semáforos. Supostamente o remetente é tenente da PSP. Para credibilizar a informação até referia o nome de uma conhecida rua do Porto em que teria acontecido um assalto na semana passada. Segundo o texto, os "músicos" embalam com algumas notas os automobilistas retidos pelo sinal vermelho, que deliciados que nem ratos por estes feiticeiros musicais, que fazem lembrar o célebre flautista de Hamelin e quando abrem o vidro para os premiar com uma moeda por tão virtuoso desempenho, zás, vêem-se com uma faca encostada ao pescoço e de seguida, aliviados da carteira e do telemóvel, tendo apenas tempo para verem os seus agressores colocarem-se em fuga.

Algumas questões pertinentes se colocam:
1- Agora a PSP avisa pela net?
2- E se me aparecer alguém a tocar acordeão ou flauta, poderei estar descansado?
3- Se não for num semáforo e sim à entrada de uma rotunda é preocupante?
4- Caso não seja se ucraniano e for português deverei estar de pé atrás?

Bem, o melhor é andar a pé, de bicicleta ou de autocarro e sem carteira. Quanto ao telemóvel, posso deixar de ser vaidoso e bem andar com um de 19.90€!... Afinal com o preço das MMS e das video-chamadas para que é que eu quero um de geração 3G?

Por outro lado eu prefiro ser assaltado por um ucraniano armado de uma faca e que só me leva a carteira e o telemóvel do que por quatro de outra nacionalidade qualquer, armados de caçadeiras e pistolas, que apontam à cabeça e levam o carro e tudo o que estiver dentro dele...a nãio ser que sejam portugueses! Aconteceu-me há tempos e só não me levaram a vida porque fui um bom menino e fiz, caladinho, o que me ordenaram. Mantive a calma, mas foi tão rápido que nem sequer tive tempo de perguntar qual onde nasceram. Para a próxima será a primeira coisa a fazer para poder ficar descansado! É que sentir-me-ei muito melhor se o produto do roubo ficar em solo nacional e contribuir para o desenvolvimento do nosso país! Já que tem de haver criminalidade que seja nacional, que é tão boa quanto a estrangeira! Já que é preciso encher as prisões, que sejam de portugueses para que não se gaste dinheiro com estrangeiros! Em tempos de crise é preciso olhar para e pelos "nossos"!

O email também dava conta de roubos de crianças dos bancos traseiros doa automóveis. Os pais distraídos por músicos (eles devem ser exímios tocadores) não se apercebem e ficam sem os filhos, que serão vendidos em países de Leste a casais que os queiram adoptar!

Novamente algumas pertinentes questões se levantam:
1- Afinal os portugueses não são tão infractores como se diz por aí e levam os filhos no banco traseiro e não no "lugar do morto".
2- Não é estranho que fugindo às más condições de vida dos países de Leste, seja para lá que estes vilões enviem os bebés? Quem os comprará?
3- Então não seria bem melhor para o negócio levar o carro com o bebé dentro?
4- Os nossos concidadãos devem ser mesmo insensíveis ao ponto de alguém retirar uma criança de uma carro e ninguém gritar! As estradas estão tão cheias de carros que isso seria impossível!
5- Quem rouba uma criança num centro urbano caoticamente congestionado de carros, como e para onde fugiria com a criança?

O email diz ainda para se desconfiar do aspecto simpático desta gente, porque por trás dele esconde-se um perigoso criminoso e exorta todos a combater esta "praga"!

O suposto redactor do email dá pelo apelido Alonso. É nome espanholado! Não será caso para desconfiar?

Nunca vi tanta xenofobia encapotada! Seria mais honesto enviarem-me um email a dizer simplesmente "Fora com os imigrantes, fora com os estrangeiros", que eu perceberia a intenção! É que assim evitariam que parasse de trabalhar tanto tempo para ler estas pitorescas histórias e estaria a contribuir com o meu esforço para que o país volte aos carris mais depressa! Isso sim, seria patriotismo!

Nenhum comentário: