domingo, 8 de julho de 2007

(Ir)responsabilidade

Nos Estados Unidos da América uma menina de 11 anos foi interceptada quase de madrugada pela polícia quando circulava num automóvel em excesso de velocidade e alcoolizada. Mas o que certos pais têm na cabeça hoje em dia nos ditos países desenvolvidos? Então deixam a filha andar sozinha na rua à noite? É que nem levava um colega ou mesmo um vizinho! A irresponsabilidade foi tanta que nem telemóvel tinha! E se acontecia alguma coisa e ela precisasse de socorro? Se perde o dinheiro na discoteca como pagaria a conta? E se ficasse sem gasolina antes de chegar ao posto de abastecimento? Só por este pormenor (a falta de telemóvel) é fácil perceber que não aconteceu em Portugal!... Com 11 anos qualquer criança portuguesa já tem um, ou até dois porque toda a gente sabe que fazer chamadas para fora da mesma rede é muito mais caro!...
Com 11 anos já temos jovens super-responsáveis que depois de se concentrarem ao longo da semana em actividades diversas como bater em colegas e professores ou a vandalizar os recintos escolares precisam de arejar um pouco ao fim-de-semana para descomprimir. Como se deve dar liberdade para criar responsabilidade muitos pais (aqueles que não podem ou não têm carro para emprestar, afinal não estamos na América) pagam-lhes o táxi até aos locais de diversão nocturna para poderem espairecer e crescer a ver como é a vida, mas sempre com saldo no telemóvel, não vá ser necessário alguma coisa; é que é uma estratégia de benefício mútuo, pois assim também os pais podem descansar a assistir a mais um joguito de futebol ou às peripécias de mais um ou dois casais no "Fiel ou infiel".
Perante tamanha irresponsabilidade daqueles pais americanos, até o Fernando Pessa diria "E esta, hein!"...

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem ironia, perspicácia notável

Anônimo disse...

Como dizia Asterix ... estes romanos (lê-se americanos) são loucos!!!

Anônimo disse...

em Portugal a polícia não teria interceptado a criança. ela estaria a conduzir 1 pópó de alta cilindrada e mais veloz dos que os da BT!

Anônimo disse...

o mundo está louco, mas isso já é certo e sabido.
esta é apenas uma loucura normal do nosso dia a dia.

enfim..


**